Soares diz que Portugal e Angola são dois "Estados irmãos"

O antigo Presidente da República Mário Soares desvalorizou hoje as declarações do chefe de Estado angolano sobre o fim da parceria estratégica com Portugal, considerando que os dois países "são dois Estados irmãos".
Publicado a
Atualizado a

"Eu acho que Portugal tem lá muitos portugueses, muitíssimos neste momento, vivem lá e bem e os angolanos são grandes amigos de Portugal, eu sou grande amigo de Angola", afirmou Mário Soares, quando questionado sobre as declarações de José Eduardo dos Santos.

Na terça-feira, o presidente angolano considerou que "o clima político atual" da relação entre Portugal e Angola "não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada" entre os dois países.

Questionado se não entende que estas declarações são uma forma de pressão a um Estado soberano, Mário Soares recusou essa análise.

"Não acho, somos dois estados irmãos", sublinhou.

O antigo Presidente da República atribuiu ainda a responsabilidade da situação ao ministro dos Negócios Estrangeiros, frisando que "o mínimo" que Rui Machete devia fazer era demitir-se.

Já hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, descartou responsabilidades na situação da relação entre Portugal e Angola e afirmou que vai ser encontrada uma solução para esta matéria.

Ainda na terça-feira e em reação à declarações do presidente angolano, o Governo português manifestou surpresa com as palavras de José Eduardo dos Santos e reiterou a importância e o "alcance estratégico" que tem atribuído a esse relacionamento bilateral.

Portugal e Angola têm previsto realizar, em Luanda, em fevereiro do próximo ano, a primeira cimeira bilateral, anunciada em fevereiro pelo então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt